sábado, 29 de janeiro de 2011

A Tranformação da Comunicação Empresarial na Era Digital

A chegada da Internet às empresas trouxe uma avalanche de transformações jamais vista na história da Humanidade, quer ao nível dos processos de comunicação quer nos métodos de trabalho. A rede agilizou de tal forma as comunicações e os serviços, que, hoje, muito dificilmente, conseguiríamos encontrar uma organização que não a usa diariamente, seja ela de que sector for.
Face a tamanha revolução, a comunidade empresarial teve que se adaptar às novas e inúmeras possibilidades geradas pelo novo meio, o que se traduziu em oportunidades, desafios e inquietações. Ultrapassada já a fase experimental, actualmente a Internet intervém em praticamente todas as tarefas laborais, o que, de resto, vem demonstrar que, agora, quase tudo se processa online.
O uso do computador disseminouse no sistema empresarial, não apenas no exercício das actividades administrativas ou no armazenamento de dados, mas sobretudo na comunicação – uma área estratégica para qualquer empresa.
Numa economia interligada por redes electrónicas, a distância geográfica já não existe, pois agora a plataforma Web  medeia, em tempo real, a maioria das comunicações, tanto internamente como entre a instituição e o seu ambiente externo.
A Web Social vaticinou o início de um novo capítulo na evolução das comunicações através da Rede e marcou o arranque de um fenómeno à escala global que parece não ter fim à vista. Está em curso um novo modo de produção.

“Graças à Web 2.0, as empresas começam a conceber, desenhar, desenvolver e distribuir produtos e serviços de formas completamente novas. Estamos a falar de mudanças profundas na estrutura e no modo de funcionamento das empresas e da economia, baseados em novos princípios competitivos, como, por exemplo, a abertura, o trabalho com os pares, a partilha e a acção global”  Tapscott

Sem comentários:

Enviar um comentário