sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Principios da Web 2.0

Divergências à parte, será pertinente agora atentarmos um pouco na visão do criador do conceito e nas ideias elementares que irradiam do centro da Web Social. Naquele brainstorming inicial, foi elaborada uma lista que poderá funcionar como um interessanteponto de partida para compreender a ideia de Tim O'Reilly.

Web 1.0
Web 2.0
 DoubleClick                                           ‐‐>      Google AdSense
Ofoto                                                      ‐‐>       Flickr
Akamai                                                  ‐‐>       BitTorrent
mp3.com                                               ‐‐>       Napster
Britannica Online                                  ‐‐>      Wikipedia
Sítios pessoais                                     ‐‐>      Blogues
Evite                                                      ‐‐>      Upcoming.org and EVDB
Especulação com nomes de domínio ‐‐>       Optimização para motores de busca
Page views                                          ‐‐>       Custo por clique
Screen scraping                                  ‐‐>        Serviços web
Publicação                                           ‐‐>       Participação
Sistema de gestão de conteúdos       ‐‐>        Wikis
Directórios (taxonomia)                       ‐‐>       Tags ("folksonomia")
Stickiness                                             ‐‐>       Syndication

A tabela permitiu identificar diferentes aplicações e novas abordagens, facilitando o reconhecimento dos projectos que realmente se inserem nesta nova categoria. A partir daqui foram definidos seis princípios básicos, que de seguida passamos a explicar.

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