Divergências à parte, será pertinente agora atentarmos um pouco na visão do criador do conceito e nas ideias elementares que irradiam do centro da Web Social. Naquele brainstorming inicial, foi elaborada uma lista que poderá funcionar como um interessanteponto de partida para compreender a ideia de Tim O'Reilly.
Web 1.0 | Web 2.0 |
DoubleClick ‐‐> Google AdSense Ofoto ‐‐> Flickr Akamai ‐‐> BitTorrent mp3.com ‐‐> Napster Britannica Online ‐‐> Wikipedia Sítios pessoais ‐‐> Blogues Evite ‐‐> Upcoming.org and EVDB Especulação com nomes de domínio ‐‐> Optimização para motores de busca Page views ‐‐> Custo por clique Screen scraping ‐‐> Serviços web Publicação ‐‐> Participação Sistema de gestão de conteúdos ‐‐> Wikis Directórios (taxonomia) ‐‐> Tags ("folksonomia") Stickiness ‐‐> Syndication |
A tabela permitiu identificar diferentes aplicações e novas abordagens, facilitando o reconhecimento dos projectos que realmente se inserem nesta nova categoria. A partir daqui foram definidos seis princípios básicos, que de seguida passamos a explicar.
Sem comentários:
Enviar um comentário