Blogs são diários em formato electrónico que qualquer pessoa pode criar na Rede. Caracterizam‐se pela actualização constante e pela interactividade, “sob a forma de comentários dos leitores, que podem emitir opiniões, ficando tais opiniões agregadas à entrada a que respeitam” .
Elisabete Barbosa e António Granado, no livro “Weblogs – Diário de Bordo”, referem que o termo foi criado por Jorn Barger, em Dezembro de 1997. “Os primeiros weblogs eram compostos basicamente por comentários e ligações para outras páginas, consistindo num trabalho de pesquisa e selecção de informação realizado por um só autor” .
O interesse do público pela blogosfera foi crescendo, reflectindo‐se no número de blogs disponíveis no ambiente web. Actualmente, o fenómeno é utilizado um pouco por todos. Rebecca Blood, em “The Weblog Handbook”, explica que existem tantos tipos de weblogs como tipos de pessoas; mas suponho que existem apenas três motivos para manter um blog: partilha de informação, construção da reputação e expressão pessoal” .
Anónimos, curiosos e especialistas tornaram‐se blogers. Também as empresas, conscientes do potencial da ferramenta, não ficaram indiferentes ao fenómeno. Excelentes instrumentos de comunicação e interacção, os blogs passaram a fazer parte das acções de comunicação empresarial, interna e externa, e ainda como complemento às páginas institucionais das empresas.
A blogosfera passou a ser vista pelos empresários como um meio de fortalecer a imagem da empresa e de melhorar o relacionamento com os clientes.
Sem comentários:
Enviar um comentário